Institucional
BR

Prêmios e Reconhecimentos

  • 2016

    ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial

    A Companhia está presente no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) pelo 11º ano consecutivo. A carteira, que entrou em vigor em 2017, reúne as 34 empresas mais sustentáveis entre as que negociam suas ações na bolsa de valores.

    Selo Pró-Ética

    A EDP Energias do Brasil recebeu mais uma vez o Selo Ético, atribuído pelo Cadastro Nacional de Empresas Comprometidas com a Ética e a Integridade (Cadastro Empresa Pró-Ética). O reconhecimento é organizado pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Instituto Ethos.

    Prêmio Abrasca

    A Companhia foi destaque na 18ª edição do Prêmio Abrasca Melhor Relatório Anual, promovido pela Associação Brasileira das Companhias Abertas. O Relatório Anual de 2015 recebeu Menção Honrosa na categoria Estratégia e Investimento.

    IBrx 50

    As ações da EDP Energias do Brasil constam entre os 50 papeis de maior negociação e representatividade na BM&F Bovespa.

    FTSE4Good

    Amplamente reconhecido por investidores internacionais, o índice da FTSE Russell analisa os desempenhos Ambiental, Social e de Governança (ASG) das companhias cotadas em bolsa. A EDP Energias do Brasil integra o ranking FTSE4Good dos mercados emergentes, comprovando suas melhores práticas nos quesitos ASG.

    Alas 20

    A Companhia foi eleita líder em sustentabilidade no Brasil e da América Latina, conquistando o selo Empresa ALAS20, o mais elevado reconhecimento das empresas avaliadas.

    Vigeo Eiris Emerging 70 Ranking

    A EDP Energias do Brasil foi classificada pela Vigeo Eiris como uma das 70 companhias com as melhores práticas ASG no mercado emergente, destacando-se entre 842 empresas de 31 países emergentes.

    Guia Exame de Sustentabilidade

    A empresa foi reconhecida pelo 7º ano consecutivo como modelo em Sustentabilidade no Brasil pela Revista Exame.

    Empreendedor do ano

    O Projeto Cultura EDP rendeu a Miguel Setas ser reconhecido como um dos Empreendedores do Ano na categoria Sustentável.

    Os Melhores CEO’s do Brasil

    Miguel Setas foi eleito pela Revista Forbes como um dos mais influentes empresários brasileiros.

    América Economia

    A EDP Energias do Brasil foi classificada, dentre as 100 analisadas, a 3ª melhor empresa em práticas de Governança Corporativa segundo ranking da revista América Economia.

    Empresa amiga da criança

    As distribuidoras conseguiram pelo 11º ano consecutivo o reconhecimento da Fundação Abrinq como Empresa Amiga da Criança. Já a Enerpeixe recebeu a certificação pelo quinto ano seguido.

    Troféu Transparência

    A EDP Energias do Brasil conquistou pela 4ª vez o Troféu Transparência, concedido às empresas com as melhores práticas contábeis. Tendo avaliado anteriormente apenas a EDP São Paulo, em 2016 o prêmio reconheceu a qualidade das Demonstrações Financeiras Consolidadas da EDP Energias do Brasil.

    Instituto dos Auditores Internos do Brasil e Espanha

    A área de Auditoria Interna da EDP Brasil recebeu o Certificado de Qualidade emitido pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil e pelo Instituto dos Auditores Internos da Espanha, ambos membros do IIA (Institute of Internal Auditors).

    Roland Berger

    A EDP Energias do Brasil foi eleita pela consultoria alemã Roland Berger uma das 20 melhores companhias do setor elétrico no mundo em desempenho;.

    Prêmio Nacional de Qualidade

    A EDP São Paulo foi destaque no critério Processos do PNQ, com o PNQ concedido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Realizada anualmente, a premiação reconhece empresas que são referência em gestão com base nos Fundamentos e Critérios de Excelência

    As Melhores Empresas para Você Trabalhar

    A EDP Energias do Brasil foi classificada, pela primeira vez, como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pelo ranking da revista Você S.A. No setor das empresas de energia ficou em 5º lugar, com Índice de Felicidade Total (IFT) de 78%.

    Prêmio IASC

    A EDP Espírito Santo conquistou a medalha de prata no Prêmio IASC 2016, índice ANEEL de Satisfação do Consumidor.

    Institutional Investor

    A EDP Energias do Brasil foi premiada pela Institutional Investor, no ranking 2016 Latin America Executive Team, em seis categorias (Melhor CEO, Melhor Profissional de Relações com Investidores, Melhor Programa de Relacionamento com os Investidores, Melhor Time de Relações com Investidores, Melhor Dia do Analista e Melhor Website.

  • 2015

    Trofeú Transparência

    A EDP São Paulo recebeu pela terceira vez e pelo segundo ano consecutivo, o Troféu Transparência na categoria “Empresas de Capital Aberto”.

    Revista Exame Maiores e Melhores – 2014

    De acordo com a edição especial da revista Exame – Melhores e Maiores de 2014, a EDP Energias do Brasil passou da 66ª para a 53ª posição entre os 200 principais grupos corporativos privados que atuam no Brasil.

    Selo Ouro GHG Protocol

    O inventário da EDP Energias do Brasil 2014 foi reconhecido com o Selo Ouro da GHG Protocol pelo sexto ano consecutivo.

    As Melhores Companhias para os Acionistas 2015

    A EDP Energias do Brasil recebeu a maior nota em governança entre todas as empresas avaliadas, além de ter obtido a segunda colocação na categoria de companhias com valor de mercado entre R$ 5 bilhões e R$ 15 bilhões.

    Certificação de Qualidade das Distribuidoras

    ISO 9001, realizada pelo Bureau Veritas Certification, manteve a Certificação da coleta de dados e de apuração dos indicadores de continuidade coletivos e individuais da qualidade do fornecimento de energia elétrica de ambas as distribuidoras. Foram ainda obtidas as certificações para dois novos escopos, Call Center e Ouvidoria, totalizando assim 8 escopos certificados em cada distribuidora.

    Índice de Sustentabilidade Empresarial 2016

    Obteve pelo décimo ano consecutivo o reconhecimento às suas boas práticas de sustentabilidade.

    Selo Empresa Pró-Ética

    Um reconhecimento público atribuído pela Controladoria-Geral da União (CGU).

    IT Mídia

    Segundo estudo da revista IT Mídia, a EDP Energias do Brasil é uma das empresas mais inovadoras no uso de TI no Brasil, destacando-se pela aplicação para otimizar o controle de atividades e comunicação com Centro de Operações.

    Climate Disclosure Leadership Index

    A EDP Energias do Brasil foi reconhecida entre as companhias líderes do Brasil pela qualidade e transparência das informações relacionadas à gestão de mudanças climáticas pelo CDP (Carbon Disclosure Project).

    Prêmio Abrasca 2015

    A Companhia foi reconhecida no quesito Governança Corporativa no Prêmio Abrasca, que avalia os melhores relatórios anuais.

    Empresa amiga da criança

    As distribuidoras conseguiram pelo 11º ano consecutivo o reconhecimento da Fundação Abrinq como Empresa Amiga da Criança. Já a Enerpeixe recebeu a certificação pelo quinto ano seguido.

    Prêmio Abradee 2015

    A EDP Energias do Brasil foi reconhecida na 17ª edição do Prêmio Abradee, por oferecer o melhor serviço no suporte ao cliente, por meio do atendimento em callcenter, atingindo o maior índice de Nível de Serviço (INS) da pesquisa.

    Instituto dos Auditores Internos do Brasil e Espanha

    A área de Auditoria Interna da EDP Brasil recebeu o Certificado de Qualidade emitido pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil e pelo Instituto dos Auditores Internos da Espanha, ambos membros do IIA (Institute of Internal Auditors).

    Roland Berger

    Companhia foi eleita pela consultoria alemã Roland Berger como uma das 24 melhores empresas do setor de energia elétrica no mundo em termos de desempenho, levando em conta indicadores como crescimento da receita, retorno sobre o capital investido e valor de mercado.

  • 2014

    Melhores Práticas de Gestão de Pessoas:

    A certificação Top Employers Brasil é outorgada pelo CRF Institute. Entre os programas da EDP que contribuíram para o reconhecimento, destacam-se o Energizing, o programa de estágio On Top e o Plano Anual de Treinamento e Desenvolvimento.

    Prêmio de Inovação - uma das 50 empresas mais inovadoras do Sul do País:

    Ranking elaborado pela Revista Amanhã, com apoio da consultoria Edusys e Fundação Dom Cabral. No segmento de energia, a EDP se destacou como líder das empresas elétricas que concorreram à premiação, sendo a primeira colocada em inovação.

    Prêmio Smart Contact Center - ouro na categoria “Respeito ao Cliente”:

    O projeto vencedor destacou a bem sucedida transição física do call center das distribuidoras do Grupo EDP, assim como o sucesso da gestão dos indicadores e dos resultados obtidos pelo serviço de atendimento ao cliente.

    Empresa mais valiosa do setor de utilidades- com nota 8,2:

    Ranking elaborado pela Dom Strategy Partners com objetivo de avaliar a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade.

    Certificação de Qualidade das Distribuidoras:

    ISO 9001, realizada pelo Bureau Veritas Certification, manteve a Certificação da coleta de dados e de apuração dos indicadores de continuidade coletivos e individuais da qualidade do fornecimento de energia elétrica de ambas as distribuidoras.

    Troféu Transparência:

    Reconhecida pela responsabilidade ao declarar demonstrações financeiras na categoria Empresas de Capital Aberto com faturamento de até RS 5 bilhões.

    Índice de Sustentabilidade Empresarial 2015:

    Obteve pelo nono ano consecutivo o reconhecimento às suas boas práticas de sustentabilidade.

    Prêmio Aberje 2014 - 1º lugar na classificação Regional e Nacional com a edpON TV:

    Vencedora da 40º edição do prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) 2014, com a edpON TV, na categoria mídia audiovisual.

  • 2013

    Qualidade nacional

    O Prêmio Nacional de Qualidade – PNQ Ciclo 2013 reconheceu as duas distribuidoras da companhia, EDP São Paulo no critério "Clientes", pelo segundo ano consecutivo, e a EDP Espírito Santo como a única empresa que alcançou níveis de excelência de gestão dentro dos critérios da avaliação realizada, recebendo o Troféu Prêmio Qualidade Espirito Santo. A premiação é da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

    Criação de valor

    A EDP é a melhor colocada no setor elétrico e figura em 22º lugar das 50 companhias brasileiras com melhores índices de produção de valor. A Dom Strategy Partners divulgou a pesquisa que avalia dimensões como resultados, reputação, competitividade e risco das corporações.

    A EDP Espírito Santo está entre as empresas consideradas "Marcas de Valor" no Espírito Santo, resultado de pesquisa do Instituto Futura para o Jornal A GAZETA.

    Inovação

    O Programa Innovation Mentors, da EDP, foi um dos 24 finalistas dentre os mais de 140 programas inscritos no desafio "Innovating Innovation Challenge" - promovido pelo projeto Management Innovation Exchange (MIX) -, que compartilha ações de inovação em gestão de empresas no mundo inteiro.

    A EDP no Brasil, por meio da EDP Renováveis Brasil, detentora do Parque Eólico Cenaeel em Santa Catarina, integra o ranking "Campeãs de Inovação", por mais um ano e está entre as 50 companhias mais inovadoras do Sul do País, segundo levantamento elaborado pela Revista Amanhã.

    Gestão e capacitação de pessoas

    Pelo segundo ano consecutivo, a EDP foi reconhecida como uma das empresas com as melhores práticas de gestão de pessoas e como referência na área de Gestão do Capital Humano pela certificação Top Employers Brasil.

    A iniciativa "Escola de Eletricistas" ganhou com o projeto "Melhorando Vidas e Preparando o Futuro", na categoria de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas do . Prêmio Fundação COGE. A premiação divulga projetos bem sucedidos de empresas do Setor Elétrico Brasileiro.

    A EDP está entre as 100 Melhores Empresas em Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional (IDHO) e das 50 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa, podendo usar os selos em suas publicações.

    Estratégia ambiental

    Pela quinta vez a EDP recebeu o Prêmio Época Empresa Verde, que reconhece as empresas e suas práticas no âmbito de estratégia ambiental.

    A EDP foi reconhecida por ter participado com inventário selo Ouro em todas as edições do Programa Brasileiro GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol), cujo objetivo é estimular a cultura corporativa para a elaboração e publicação de inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

    Mobilidade elétrica

    O estudo "Avaliação dos possíveis cenários, experimentação e mensuração dos impactos dos veículos elétricos nos sistemas de distribuição da São Paulo e da Espírito Santo" recebeu menção honrosa no 9º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias entre outros dez trabalhos selecionados sobre mobilidade elétrica no País.

    Energia sustentável

    UHE Peixe Angical foi certificada com selo ouro do programa Selo de Energia Sustentável do Instituto Acende Brasil, análise realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC). Ficou entre as três primeiras dos 1350 empreendimentos de geração de energia elétrica instalados no Brasil.

    Eficiência energética

    A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) certificou a EDP São Paulo pela atuação do programa Boa Energia na Comunidade, durante o 10º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE), principal evento do setor dedicado à eficiência no uso da energia e também de água e combustíveis.

    Esfera social

    A EDP ganhou o Selo Empresa Amiga da Criança da Fundação Abrinq, pelo 9º ano seguido, por sua atuação em educação, saúde e lazer para infância e adolescência das duas distribuidoras do Grupo (EDP São Paulo e EDP Espírito Santo), da UHE Peixe Angical e do Instituto EDP.

    O Ministério do Esporte concedeu à UHE Luis Eduardo Magalhães e UHE Peixe Angical o Prêmio Empresário Amigo do Esporte, na categoria Melhor Amigo do Esporte, pelo investimento no projeto "Aprender e Crescer - Inclusão Social através do Futebol Society" -, realizado em comunidades de Palmas e Peixe.

    Satisfação do consumidor

    A EDP Espírito Santo ficou em segundo lugar no Prêmio Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC) de 2013, concedido anualmente para incentivar a melhoria do serviço de distribuição no país.

    Comunicação corporativa

    A revista edpON Brasil ficou em 1º lugar na categoria Comunicação Corporativa pela matéria de capa "Energia do Bem", na 7ª edição do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, cujo objetivo é incentivar e valorizar o trabalho da imprensa.

    Demonstrações contábeis

    O Grupo EDP foi premiado com o 2º lugar por suas demonstrações contábeis pela Abraconee – Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica.

  • 2012

    IR Global Rankings

    A 14ª Edição do IR Global Rankings reconheceu a EDP Energias do Brasil como TOP 5 na categoria de "Financial Disclosure Procedures" e TOP 5 na categoria "Best CFO". O IRGR foi criado para reconhecer as melhores práticas na comunicação entre empresa e investidor. Nesta edição, o IRGR contou com uma nova categoria, a "Best CFO/IRO", na qual o vice-presidente de Finanças e de Relações com Investidores da EDP, Miguel Amaro, está entre os primeiros.

    As 100 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa

    Premia as empresas que adotam as principais práticas em relação à governança corporativa, capital humano, sustentabilidade, ética e relacionamento com os stakeholders, transparência, responsabilidade social e ambiental, qualidade de vida e cidadania corporativa

    ABRADEE

    A EDP São Paulo recebeu prêmio Abradee que demonstra a melhor evolução de desempenho de todo o setor elétrico. O prêmio Abradee é a mais reconhecida premiação do setor de distribuição de energia elétrica do Brasil.

  • 2011

    IR Global Rankings

    Análise realizada pelo IR Global Rankings, um dos rankings internacionais mais completos de avaliação e classificação de Relações com Investidores, reconheceu a EDP como 1º lugar mundial em governança corporativa no setor de Utilidades em 2011. O ranking avaliou as boas práticas da empresa em seu atendimento aos acionistas e analistas de mercado, além de procedimentos de divulgação financeira e garantia dos direitos dos acionistas. Mais de 600 companhias, de 30 países e diferentes setores participaram.

    500 Maiores Empresas da América Latina

    A EDP foi colocada na 177ª posição no ranking das 500 Maiores Empresas da América Latina

    Prêmio Melhores e Maiores Exame

    A EDP ocupa a posição 64 entre as 100 maiores empresas em Capital Aberto por valor de mercado no Brasil.

    Prêmio Época Empresa Verde

    A EDP está entre as empresas de Melhores Práticas Ambientais do Prêmio Época Empresa Verde 2011.

    Prêmio APEx

    O Projeto ClimaGrid, parceria da EDP com o Inpe, conquistou o Prêmio APEx (Aptel de Excelência).

  • 2010

    Ministério do Esporte

    A EDP foi reconhecida por ter sido a empresa que mais investiu em projetos esportivos no Tocantins e uma das três maiores investidoras no esporte no Espírito Santo.

    Euromoney

    Latin American Power Deal of the Year 2009
    O prêmio Latin American Power Deal of the Year 2009 (Operação do Ano de 2009 no setor de energia na América Latina) reconhece os melhores Project Finance em diferentes setores de atividade.

    Revista Isto É Dinheiro

    A EDP foi reconhecida como a 1ª empresa em Inovação e Qualidade no setor de Energia Elétrica do país. Também conquistou o 4º lugar no setor Governança Corporativa e 5º lugar no quesito Sustentabilidade Financeira no setor

    Revista Capital Aberto

    A EDP está entre as nove vencedoras do Ranking Capital Aberto 2010, dedicado a selecionar As Melhores Companhias para os Acionistas. A EDP ficou em 2º lugar, na categoria de companhias com valor de mercado entre R$ 5 e R$ 15 bilhões.

  • 2009

    Revista Imprensa - Jornalismo e Comunicação

    As 50 empresas mais sustentáveis segundo a mídia
    A EDP faz parte da segunda edição do ranking "As 50 empresas mais sustentáveis segundo a mídia". A pesquisa, realizada sob encomenda da revista Imprensa - Jornalismo e Comunicação, analisou a cobertura jornalística do setor empresarial no ano de 2008.

    Revista Época

    A EDP no Brasil, empresa do grupo EDP em Portugal, foi uma das 20 empresas brasileiras homenageadas como empresa Líder em Políticas Climáticas.

    Revista Exame

    Na categoria das 500 maiores em vendas, a comercializadora do Grupo subiu da 504ª para a 459ª posição. A comercializadora também aparece na empresas lista das vinte mais rentáveis e é a segunda na classificação de riquezas criadas por empregado. Além disso, a distribuidora da EDP em São Paulo está entre as 500 maiores em vendas e o Grupo EDP ocupa o 57º lugar entre as 100 maiores empresas de capital aberto.

    Editora Gestão & RH

    150 Melhores Empresas em Práticas de Gestão de Pessoas
    A EDP entrou para a lista das "150 Melhores Empresas em Práticas de Gestão de Pessoas" e foi destaque na categoria liderança e desenvolvimento.

    ABRASCA - Associação Brasileira das Companhias Abertas

    11º Prêmio Abrasca
    O Relatório Anual 2008 da EDP conquistou menção honrosa na 11ª edição do Prêmio Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas) na categoria responsabilidade social e ambiental de empresas abertas com receita líquida igual ou maior que R$ 1 bilhão.

    Guia Exame de Sustentabilidade

    A EDP é empresa-modelo de sustentabilidade no Guia Exame de Sustentabilidade 2009.

    GRI-Global Reporting Initiative

    Baseado nas diretrizes G3 da GRI - Global Reporting Initiative. O modelo de relatório da GRI é atualmente o mais completo e mundialmente difundido. Seu processo de elaboração contribui para o engajamento das partes interessadas da organização, a reflexão dos principais impactos, a definição dos indicadores e a comunicação com os públicos de interesse.

  • 2008

    Guia Exame de Sustentabilidade

    Empresa com as melhores estratégias, compromissos e práticas em sustentabilidade do país.

    A Bolsa de Valores é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice.

    O ISE mede o retorno de empresas comprometidas com responsabilidade social e ambiental. As participantes da nova carteira foram selecionadas dentre as 51 empresas que responderam ao questionário desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) e enviado às 137 companhias emissoras das 150 ações mais líquidas da BMF&BOVESPA.

    ABRASCA - Associação Brasileira das Companhias Abertas

    No 10º Prêmio Abrasca , edição 2008, o nosso Relatório foi selecionado entre as 10 primeiras no Ranking das Companhias Abertas.
    Instituído pela ABRASCA em 1999 com o objetivo de incentivar o aprimoramento da elaboração de relatórios com maior clareza, transparência, qualidade e quantidade de informações e caráter inovador, tanto na apresentação expositiva quanto no projeto gráfico, a iniciativa conta com o apoio da ABERJE, da AMEC, da ANBID, da ANDIMA, da ANEFAC, da APIMEC NACIONAL, da APIMEC SÃO PAULO, da BOVESPA, do IBEF SÃO PAULO, do IBGC, do IBRACON SÃO PAULO, do IBRI e do INI, sob a coordenação do professor Lélio Lauretti.

    GRI-Global Reporting Initiative

    Baseado nas diretrizes G3 da GRI - Global Reporting Initiative. O modelo de relatório da GRI é atualmente o mais completo e mundialmente difundido. Seu processo de elaboração contribui para o engajamento das partes interessadas da organização, a reflexão dos principais impactos, a definição dos indicadores e a comunicação com os públicos de interesse.

    Revista Época

    A EDP no Brasil, empresa do grupo EDP em Portugal, foi uma das 20 empresas brasileiras homenageadas como empresa Líder em Políticas Climáticas.

    Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) e Sustainability

    Pesquisa Rumo à Credibilida
    O Grupo EDP em Portugal, integra a lista das dez empresas líderes na elaboração de relatórios de sustentabilidade no Brasil.

  • 2006

    IR Magazine

    Melhor Desempenho em RI numa Oferta Pública Inicial (IPO)

    Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC

    Companhia Aberta

  • 2005

    Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica)

    Melhor Relatório Anual 2004/2005

    InfoMoney

    Oferta Inicial

    ABAMEC

    Prêmio Companhia Aberta

Última atualização em

Cotações

edp Brasil

R$

Real

ENBR3

Cotação
52 semanas
  • R$ … MIN.
  • R$ … MAX.

IBOVESPA

IBOV

Índice
52 semanas
  • MIN.
  • MAX.

IEE

IEE

Índice
52 semanas
  • MIN.
  • MAX.